METARH conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade

No momento você está vendo METARH conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Estamos encerrando o ano de 2022 com grandes motivos para comemorar: no dia 09 de dezembro, a METARH recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

O Selo reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, em doze categorias principais:

  • Infância e Adolescência;
  • Igualdade Racial;
  • Pessoas Imigrantes;
  • Juventude;
  • LGBTI;
  • Mulheres;
  • Pessoas com Deficiência;
  • Pessoas em Situação de Rua;
  • Pessoas Idosas;
  • Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas;
  • Povos Indígenas;
  • Transsversalidades.

Selo de Direitos Humanos e Diversidade da Metarh

Na 5° edição, a METARH foi reconhecida na categoria Transversalidade graças ao “Meta para Todos”, programa organizado por diferentes colaboradores, que tem como propósito promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho por meio de estudos, debates, palestras e workshops. A cerimônia de entrega da premiação foi celebrada no Museu da Inclusão, localizado dentro do Memorial da América Latina, e teve como tema destaque a Cultura Indígena.

Responsabilidade Social na METARH

Na METARH, regar o mundo com atitudes positivas a fim de contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor é uma das nossas prioridades. E deixamos isso bem claro em nosso Manifesto de Cultura, que reforça o seguinte:

“O respeito ao ser humano orienta todas as nossas interações diárias. Acreditamos na diversidade e inclusão, com uma equipe formada por indivíduos únicos e plurais.”

Esse trecho do manifesto pauta, inclusive, as ações promovidas pelo “Meta para Todos”, programa que  se baseia em nosso compromisso de promover a mudança, criando espaços para falarmos cada vez mais sobre o tema e estimulando uma troca respeitosa, segura e efetiva. Afinal, o acesso à informação é o ponto de partida para a construção de uma sociedade inclusiva.

Enquanto especialistas em Recursos Humanos, acreditamos e defendemos que abraçar diversas opiniões e perspectivas de todos os tipos de pessoas é o caminho para o sucesso no mundo dos negócios. 

Tanto que, segundo algumas pesquisas recentes:

  • Empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem líderes em inovação em seu mercado;
  • Em decisões de negócios, equipes diversas superam em 87% das vezes tomadores de decisões individuais;
  • 67% dos candidatos a empregos valorizam mais as empresas com equipes diversificadas do que as sem diversidade alguma.

Para além das pautas de D&I, nosso time de Responsabilidade Social encabeça outros projetos. Esse é o caso, por exemplo, do “Meta em Ação”, programa destinado a apoiar causas sociais da comunidade local. 

Por meio desses dois programas, a METARH se compromete a seguir e integrar em suas estratégias dez princípios universais, baseados nos Direitos Humanos e do Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, criados em 2000. São eles:

  1. Respeitar e proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
  2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
  3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
  4. Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
  5. Abolição efetiva do trabalho infantil;
  6. Eliminar a discriminação no emprego;
  7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
  8. Desenvolver iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental;
  9. Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis;
  10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.

Mais sobre o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania. 

A partir disso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo buscou se colocar neste debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Metarh na premiação do selo

De acordo com o site oficial da iniciativa, o Selo possui validade de 1 ano e o término de sua vigência coincide com o lançamento da edição seguinte. O objetivo dessa proposta é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras categorias. 

Se você chegou até aqui, lhe convidamos a conhecer uma das ações desenvolvidas pela equipe do Meta para Todos, programa premiado na 5° edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Estamos falando sobre a Cartilha de Diversidade e Inclusão, um conteúdo rico que ensina empresas de todos os setores a aprimorarem suas iniciativas nesta frente. O download é gratuito, aproveite!

Deixe um comentário