Atração de Talentos
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Por que a atração de talentos é determinante para o sucesso do processo seletivo?

Já parou para pensar que o sonho de construir uma equipe de alto desempenho passa por uma atração de talentos eficaz? Afinal, é por meio desta etapa que as organizações chegam até profissionais altamente qualificados e captam a atenção deles para suas vagas em aberto.

O grande ponto é que uma boa atração de pessoas candidatas não depende apenas do esforço empregado no processo seletivo em si. Ela também envolve questões que vão muito além, como marca empregadora e cultura organizacional.

Sabendo da complexidade e importância desta estratégia, hoje vamos explorar mais a fundo como ela funciona. Se você deseja desenvolver um processo seletivo mais assertivo, principalmente no que envolve a atração dos melhores talentos, basta seguir com a leitura!

O que é a atração de talentos?

Todo processo seletivo é composto por duas etapas principais: o recrutamento e a seleção de pessoas candidatas. E é justamente nesta primeira parte que a atração de talentos está inserida.

Dito isso, vamos à explicação: a atração de talentos é o processo de identificação, engajamento e atração de pessoas candidatas qualificadas, a fim de transformá-las em colaboradores ou colaboradoras da empresa em um futuro próximo.  

Essa etapa envolve desde a divulgação das vagas nos canais certos até estratégias de valorização da imagem da organização enquanto empregadora, conforme mostraremos com mais detalhes ao longo deste artigo. 

Mas, em resumo, a atração de talentos pode ser entendida como um dos primeiros passos dados rumo à construção de uma equipe de alto desempenho e, consequentemente, ao alcance dos objetivos organizacionais.

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Qual a importância dessa etapa dentro do processo seletivo?

Uma atração de talentos bem sucedida pode ressoar de muitas formas dentro da sua empresa. 

Em primeiro lugar, uma estratégia eficaz nesta frente aumenta as chances de a companhia contratar profissionais de alta qualidade, que inclusive possuem afinidade com a cultura organizacional. 

Mas essa é apenas a pontinha do iceberg. Vejam outros benefícios que podem ser obtidos por meio de um processo de atração bem estruturado:

  • Diminui o tempo de fechamento das vagas e, também, o dinheiro gasto na busca de pessoas candidatas qualificadas;
  • Ajuda a empresa a criar uma equipe de alto desempenho, formada por profissionais qualificados, engajados e motivados, que contribuam para o sucesso do negócio;
  • Favorece o aumento do desempenho e inovação, tendo em vista que um time formado por bons talentos tende a ser mais produtivo e inovador, contribuindo assim para o crescimento e a competitividade da empresa;
  • Fortalece o Employer Branding, o que ajuda a companhia a reter funcionários e funcionárias de alto desempenho e a atrair talentos no futuro. A retenção, por sua vez, também reduz os custos associados à contratação e treinamento de novas pessoas colaboradoras. 

Quais são as melhores práticas de atração de talentos?

Como você viu acima, uma boa estratégia de atração de talentos pode contribuir com a sua empresa de muitas formas distintas. Por isso, vamos partir agora para o momento mais aguardado deste post: a de descobrir como estruturá-la! 

Veja, abaixo, algumas das práticas mais bem sucedidas nesta frente e pontos de atenção que fazem a diferença:

  1. Definição clara do perfil da pessoa candidata

Pode parecer óbvio para alguns, mas o fato é que muitas empresas ainda erram na atração de talentos por negligenciar a etapa de definição do perfil ideal para cada vaga. 

É por esse motivo que, antes de divulgar uma oportunidade de trabalho, é fundamental que o RH converse com a gestão da área responsável pela vaga e entenda a fundo quais habilidades, experiências e características que a pessoa candidata deve ter para desempenhar bem a função. 

Esse cuidado ajudará a empresa a direcionar a busca para talentos que realmente tenham o perfil desejado, aumentando assim as chances de uma contratação assertiva.

  1. Mapeamento dos melhores canais de divulgação

Se no passado a seção de Classificados dos jornais era o meio mais utilizado para a divulgação de vagas de emprego, hoje, o que não faltam são opções nesta frente: banco de talentos, páginas de carreiras, redes sociais e profissionais, sites de vagas, serviços de hunting e por aí vai…

Para aumentar as chances de encontrar a pessoa ideal, é importante explorar diferentes fontes de recrutamento. Mas, como nem sempre é possível investir em todas elas, é comum surgirem dúvidas sobre quais caminhos seguir. 

Nessas horas, a melhor forma de acertar na escolha dos canais de divulgação é entender quem é o seu público-alvo e de que maneira eles buscam por novas oportunidades de trabalho. 

  1. Inbound Recruiting

Nos últimos anos, o conceito de Inbound Recruiting passou a ser apontado como uma das grandes tendências de recrutamento e seleção. 

Basicamente, ele se pauta na combinação das estratégias de Marketing e RH, a fim de converter profissionais que tenham afinidade com a organização em pessoas candidatas e, posteriormente, em colaboradoras. 

Geralmente, as estratégias empregadas nesta frente envolvem a oferta de conteúdos e informações relevantes ao público-alvo, incluindo artigos, E-books, e-mail Marketing e webinars. Dessa forma, a empresa vai construindo uma base de talentos propícios a participarem dos próximos processos seletivos.

  1. Oferta de benefícios fora da curva

A oferta de benefícios atraentes, como planos de saúde, vale-alimentação, programas de desenvolvimento de carreira, apoio psicológico e flexibilidade de horários, é uma estratégia bastante utilizada para potenciar a atração de talentos.

Para se ter uma ideia da relevância deste assunto, algumas pesquisas recentes mostraram que os benefícios já interessam mais que o salário na hora de aceitar uma nova proposta de emprego.

Como a marca empregadora pode influenciar a atração de talentos?

O Employer Branding é uma das estratégias que se sobressaem quando o assunto é melhorar a atração de talentos. Por isso, vamos dedicar um tópico para falar mais sobre ela.

Quando uma empresa constrói uma marca empregadora forte e positiva, principalmente por meio da divulgação da sua cultura empresarial e da avaliação de pessoas que já trabalharam ali, as chances de ela conseguir atrair bons profissionais para os processos seletivos aumentam significativamente. 

Afinal de contas, quem não vai querer fazer parte de uma organização que é reconhecida no mercado como sendo um ótimo lugar para se trabalhar?

Trata-se de algo tão relevante nos dias atuais que 75% das pessoas candidatas dizem avaliar a presença online da empresa antes de se candidatar a uma vaga, como mostra esse levantamento feito pelo Linkedin.

Vale pontuar que um Employer Branding consolidado também tende a ajudar na retenção de talentos, pois há grandes chances de os esforços empregados nesta frente aumentarem a satisfação das pessoas colaboradoras com o trabalho e a cultura da empresa.

O papel do Candidate Experience nessa jornada

Além das estratégias apresentadas acima, outro conceito que vem ganhando força nos processos seletivos é o Candidate Experience, termo utilizado para se referir à forma como as pessoas candidatas percebem cada uma das etapas que compõem o Recrutamento e Seleção.

Na fase de atração, propriamente dita, o Candidate Experience reforça a importância de divulgar vagas com informações claras e objetivas, oferecer direcionamentos sobre o que o profissional precisa fazer para participar do processo seletivo e construir uma experiência de candidatura que seja fácil, intuitiva e rápida.

Mas esse é apenas o começo dessa conversa. Caso você queira entender a fundo como é possível criar uma experiência mais positiva ao longo de todo o R&S, baixe agora mesmo o nosso E-book “Candidate Experience: como gerar valor para os negócios através do processo seletivo”. 

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