METARH conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade
Estamos encerrando o ano de 2022 com grandes motivos para comemorar: no dia 09 de dezembro, a METARH recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa promovida anualmente pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.
O Selo reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor, em doze categorias principais:
- Infância e Adolescência;
- Igualdade Racial;
- Pessoas Imigrantes;
- Juventude;
- LGBTI;
- Mulheres;
- Pessoas com Deficiência;
- Pessoas em Situação de Rua;
- Pessoas Idosas;
- Pessoas Privadas de Liberdade e Egressas;
- Povos Indígenas;
- Transsversalidades.

Na 5° edição, a METARH foi reconhecida na categoria Transversalidade graças ao “Meta para Todos”, programa organizado por diferentes colaboradores, que tem como propósito promover a diversidade e inclusão no mercado de trabalho por meio de estudos, debates, palestras e workshops. A cerimônia de entrega da premiação foi celebrada no Museu da Inclusão, localizado dentro do Memorial da América Latina, e teve como tema destaque a Cultura Indígena.
Responsabilidade Social na METARH
Na METARH, regar o mundo com atitudes positivas a fim de contribuirmos para a construção de uma sociedade melhor é uma das nossas prioridades. E deixamos isso bem claro em nosso Manifesto de Cultura, que reforça o seguinte:
“O respeito ao ser humano orienta todas as nossas interações diárias. Acreditamos na diversidade e inclusão, com uma equipe formada por indivíduos únicos e plurais.”
Esse trecho do manifesto pauta, inclusive, as ações promovidas pelo “Meta para Todos”, programa que se baseia em nosso compromisso de promover a mudança, criando espaços para falarmos cada vez mais sobre o tema e estimulando uma troca respeitosa, segura e efetiva. Afinal, o acesso à informação é o ponto de partida para a construção de uma sociedade inclusiva.
Enquanto especialistas em Recursos Humanos, acreditamos e defendemos que abraçar diversas opiniões e perspectivas de todos os tipos de pessoas é o caminho para o sucesso no mundo dos negócios.
Tanto que, segundo algumas pesquisas recentes:
- Empresas inclusivas têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem líderes em inovação em seu mercado;
- Em decisões de negócios, equipes diversas superam em 87% das vezes tomadores de decisões individuais;
- 67% dos candidatos a empregos valorizam mais as empresas com equipes diversificadas do que as sem diversidade alguma.
Para além das pautas de D&I, nosso time de Responsabilidade Social encabeça outros projetos. Esse é o caso, por exemplo, do “Meta em Ação”, programa destinado a apoiar causas sociais da comunidade local.
Por meio desses dois programas, a METARH se compromete a seguir e integrar em suas estratégias dez princípios universais, baseados nos Direitos Humanos e do Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, criados em 2000. São eles:
- Respeitar e proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
- Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
- Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
- Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
- Abolição efetiva do trabalho infantil;
- Eliminar a discriminação no emprego;
- Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
- Desenvolver iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental;
- Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis;
- Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
Mais sobre o Selo de Direitos Humanos e Diversidade
O programa Selo de Direitos Humanos e Diversidade surgiu da constatação de que a inserção no mercado de trabalho é fundamental para a promoção da igualdade em direitos, ao permitir que as pessoas vivam com dignidade e respeito e construam sua noção de cidadania.
A partir disso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo buscou se colocar neste debate através do reconhecimento de boas práticas de diversidade e inclusão em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

De acordo com o site oficial da iniciativa, o Selo possui validade de 1 ano e o término de sua vigência coincide com o lançamento da edição seguinte. O objetivo dessa proposta é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras categorias.
Se você chegou até aqui, lhe convidamos a conhecer uma das ações desenvolvidas pela equipe do Meta para Todos, programa premiado na 5° edição do Selo de Direitos Humanos e Diversidade. Estamos falando sobre a Cartilha de Diversidade e Inclusão, um conteúdo rico que ensina empresas de todos os setores a aprimorarem suas iniciativas nesta frente. O download é gratuito, aproveite!