Thought Leadership: o que é, vantagens e como colocar em prática
Se a sua empresa está buscando novas formas de construir autoridade e melhorar a reputação corporativa, então ela precisa conhecer o Thought Leadership – estratégia de Relações Públicas (RP) que têm ganhado destaque nos últimos tempos.
Também conhecida como liderança de pensamento, essa abordagem se fundamenta na habilidade de organizações e pessoas em inspirar o mercado através do compartilhamento de informações e ideias inovadoras.
Neste post, vamos explicar de forma detalhada como essa tendência funciona e pode, inclusive, impactar na atração de talentos. Vem com a gente!
O que é Thought Leadership?
Thought Leadership, ou liderança de pensamento, em tradução livre para o português, é uma estratégia de RP que tem como objetivo principal posicionar as organizações como autoridades reconhecidas em suas respectivas áreas.
Para alcançar esse objetivo, as empresas geralmente contam com a figura do Thought Leader (ou líder de pensamento), que nada mais é do que um porta-voz capaz que demonstra expertise, criatividade e visão dentro do seu setor de atuação.
O reconhecimento do Thought Leader é construído a partir do compartilhamento de informações educativas, relevantes e originais e do empenho em oferecer soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela área em que ele é referência.
Vale dizer que esse papel pode ser desempenhado pela própria organização ou por qualquer membro que demonstre um profundo conhecimento e experiência. No entanto, o mais comum é que as empresas destinem seus principais executivos para liderar essa missão.
Por que investir no Thought Leadership?
O Thought Leadership é uma estratégia poderosa para as empresas e profissionais que desejam se consolidar como uma referência respeitável e confiável. Confira, a seguir, os principais benefícios associados a ela:
- Fortalecimento de reputação corporativa
Uma das consequências diretas da construção de autoridade é melhorar a imagem da empresa junto a clientes, parceiros e talentos.
Afinal, ao demonstrar um profundo conhecimento e oferecer insights valiosos em seu campo de atuação, as organizações se posicionam como fontes confiáveis.
- Posição de destaque frente à concorrência
Em um mercado altamente competitivo, ser reconhecido como um(a) líder de pensamento pode ser um diferencial e tanto. Na prática, uma abordagem bem estruturada nesta frente tende a ajudar as empresas a se destacarem dos seus concorrentes.
- Geração de leads qualificados
Por se pautar no compartilhamento de conhecimento relevante, a estratégia de Thought Leadership também favorece a atração de um público engajado e interessado pelos produtos ou serviços da companhia.
Com o tempo, a tendência é que esse trabalho resulte na geração de leads qualificados e no aumento das oportunidades de vendas.
- Atração e retenção de talentos
Da mesma forma que possíveis clientes são impactados, as pessoas candidatas e colaboradoras também o são. Afinal, profissionais talentosos costumam estar atentos às organizações que são reconhecidas como líderes em seus setores.
Quando a empresa demonstra um compromisso com a inovação e o desenvolvimento de sua área, o esperado é que ela consiga melhorar a atração e a retenção de talentos qualificados.
- Mudanças positivas no setor
Olhando por uma perspectiva ainda mais ampla, o Thought Leadership ainda pode encabeçar mudanças e inovações dentro do setor em que atuam.
As ideias e iniciativas compartilhadas pelos líderes de pensamento têm o potencial de inspirar outros profissionais, empresas e até mesmo entidades governamentais a adotarem práticas mais eficientes, éticas e sustentáveis.
Ou seja: ao liderar discussões, oferecer insights inovadores e propor soluções para desafios comuns, eles influenciam diretamente o desenvolvimento do seu campo de atuação.
Por onde começar uma estratégia de Thought Leadership?
Se as vantagens apresentadas acima despertaram o seu interesse, o próximo passo é compreender como colocar o conceito de Thought Leadership em prática.
Como já destacado, o compartilhamento de conteúdo é o ponto central dessa abordagem. A partir de agora, vamos apresentar algumas sugestões sobre como sua empresa pode estruturá-la:
- Identifique o nicho em que a empresa deseja se posicionar
A sua primeira missão é identificar o nicho ou segmento específico em que a empresa deseja estabelecer autoridade. Afinal, quem fala sobre tudo corre o grande risco de não se tornar uma referência.
Para chegar a uma definição, avalie os recursos internos e as tendências do mercado. Vale olhar, também, para os assuntos que vêm sendo abordados pela concorrência e como a sua empresa pode se destacar nessas discussões.
- Escolha quem serão os líderes de pensamento
Uma vez definido o nicho, o próximo passo é selecionar os líderes de pensamento que serão os porta-vozes da empresa.
Eles podem ser CEOs, executivos, especialistas técnicos ou, como dissemos antes, qualquer pessoa dentro da organização que demonstre conhecimento profundo e paixão pelo tema em questão.
Existe, ainda, a opção de a própria empresa falar em seu nome. A Deloitte, por exemplo, solidificou sua autoridade no mercado conduzindo pesquisas e análises sobre temas que impactam os líderes de TI.
- Defina o tom de voz e os temas que serão abordados
Qual tom de voz reflete a identidade da sua empresa e se conecta com o público-alvo dela? Bom, essa é uma das perguntas que você deve responder na terceira etapa de estruturação da estratégia de Thought Leadership.
Outros dois pontos importantes são: 1) o levantamento das pautas que serão abordadas nas comunicações e 2) a estruturação do cronograma de publicações.
Lembre-se, sempre, de validar os temas com as principais lideranças da empresa. Essa é uma excelente forma de garantir o alinhamento dessa estratégia com os objetivos organizacionais e as necessidades do mercado.
- Mapeie os canais de comunicação que serão utilizados
Uma vez definidos os líderes de pensamento, o tom de voz e os temas, é necessário identificar os canais de comunicação mais adequados para alcançar o público-alvo.
As redes sociais, os blogs corporativos e os podcasts se posicionam, hoje, como os canais mais utilizados pelas empresas. Aliás, o posicionamento de porta-vozes no LinkedIn é um dos grandes destaques nesta frente.
- Produza e compartilhe conteúdo claro e relevante
A produção de conteúdo autoral é um dos principais caminhos para a construção de autoridade. Por isso, essa é uma das etapas que demandam maior atenção.
Foque em produzir materiais de alta qualidade e alinhados ao tom de voz, que ofereçam insights valiosos, soluções práticas e informações relevantes para o público-alvo.
Também é interessante variar nos formatos. Sua empresa pode produzir desde artigos e estudos de casos até infográficos e vídeos.
- Participe ativamente de conversas e discussões
Além de criar e compartilhar conteúdo, é importante participar ativamente de conversas e discussões relevantes em seu nicho de atuação.
Interagir com os seguidores nas redes sociais, participar de grupos de discussão online e marcar presença nos principais eventos do setor são algumas formas de colocar esse plano em prática.
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