Confira as 8 melhores dicas de como conseguir um estágio
Não importa se você está no comecinho da faculdade ou contando os dias para se formar. Saber como conseguir um estágio pode abrir portas incríveis para a sua carreira.
Mais do que uma simples exigência acadêmica, o estágio é uma ótima oportunidade para ganhar experiência prática, desenvolver habilidades e ampliar sua rede de contatos no mercado de trabalho.
E como 13 de abril é o Dia do Jovem aqui no Brasil, a gente preparou um guia completo para te ajudar a conseguir a tão sonhada posição de estagiário ou estagiária. Bora conferir?
O que é o Programa de Estágio?
Se você ainda tem dúvidas sobre como o estágio funciona, calma que a gente te explica rapidinho:
O Programa de Estágio é uma iniciativa que as empresas oferecem a estudantes, permitindo que eles vivenciem a prática profissional enquanto ainda estão na faculdade ou curso técnico.
Em outras palavras, o estágio integra o aprendizado acadêmico à experiência no mercado de trabalho, ajudando as pessoas estagiárias a:
- Desenvolverem habilidades práticas;
- Ampliarem sua visão sobre o setor ou o dia a dia de uma empresa;
- Construírem uma boa rede de contatos;
- Terem uma fonte de renda, caso o estágio seja remunerado;
- Acessarem oportunidades futuras na empresa onde estagiam, caso o desempenho seja bom.
Vale lembrar que, em alguns cursos, o estágio é considerado obrigatório. Ou seja, para pegar o diploma, é necessário comprovar essa experiência.
Porém, mesmo quando não é um fator decisivo, o estágio ainda é visto como um excelente ponto de partida para quem está começando a carreira.
Como conseguir um estágio?
Como acabamos de ver, há muitas razões para ingressar em um programa de estágio. E, felizmente, também há muitas empresas interessadas em contratar pessoas estagiárias.
No entanto, a dúvida que fica é: como se destacar em meio a tantas pessoas e conquistar uma boa vaga?
Para ajudar a responder essa pergunta, separamos 8 dicas imbatíveis:
- Prepare um bom currículo
Para se inscrever em um processo seletivo, você geralmente precisa ter um currículo em mãos. Por isso, o primeiro passo é criar esse documento.
Basicamente, um bom currículo de estágio deve conter a seguinte estrutura:
- Informações pessoais: nome completo, telefone, e-mail e link para o Linkedin;
- Objetivo: uma frase curta que resuma suas expectativas profissionais;
- Formação acadêmica: coloque o nome da instituição, o curso que você está fazendo e o ano de conclusão ou previsão de formatura;
- Experiência: mesmo que você nunca tenha trabalhado ou estagiado antes, use essa seção para apresentar outras experiências relevantes, como projetos acadêmicos e trabalhos voluntários;
- Cursos e certificações: inclua todos os cursos relevantes para a vaga, como, por exemplo, o de idiomas;
- Habilidades: liste as habilidades que você domina, tanto as técnicas (como ferramentas de design, por exemplo) quanto as comportamentais (como trabalho em equipe, liderança ou comunicação).
Lembre-se, também, de manter tudo organizado, objetivo e livre de informações irrelevantes. O ideal é que o currículo não ultrapasse uma página.
- Desenvolva suas habilidades comportamentais
As soft skills, ou habilidades comportamentais, como comunicação, empatia, trabalho em equipe e resolução de problemas, são muito valorizadas pelas empresas.
Mas, aqui vai um alerta: não adianta apenas colocar essas habilidades no currículo, hein? Durante o processo seletivo, os recrutadores vão querer ver se essas competências realmente se refletem na sua prática.
Por isso, aproveite todas as oportunidades para exercitar essas habilidades no dia a dia e melhorá-las!

- Participe de projetos, eventos e atividades extras
Envolver-se em projetos acadêmicos, voluntariado ou até mesmo em eventos da sua área são ótimas formas de aprender, fazer networking e, claro, enriquecer ainda mais seu currículo.
Aliás, lembra o que te falamos sobre as habilidades comportamentais? Pois bem! Muitas dessas atividades também podem favorecer o desenvolvimento delas.
Projetos acadêmicos, por exemplo, permitem que você trabalhe em grupo, resolva problemas reais e até crie soluções inovadoras para desafios enfrentados por empresas ou organizações.
Já o trabalho voluntário é uma excelente oportunidade para exercitar o seu lado empático e aprender a trabalhar com pessoas de diferentes perfis e experiências.
- Tenha proatividade (e bom senso) nas redes sociais
Hoje em dia, sua presença online pode ser tão determinante quanto seu currículo.
Ao manter um perfil ativo e atualizado no LinkedIn, por exemplo, você tende a ser encontrado com mais facilidade por recrutadores e empresas que buscam talentos para estagiar.
Além disso, muitas organizações também dão uma olhada no que as pessoas candidatas compartilham no Instagram, Twitter ou TikTok antes de contratá-las.
É aí que entra a importância do bom senso: ter autenticidade é ótimo, mas lembre-se de que postagens agressivas, preconceituosas ou muito polêmicas podem prejudicar sua imagem profissional.
- Busque ativamente por vagas de estágio
Esperar as oportunidades caírem do céu não costuma dar muito certo. Essa é uma jornada que requer iniciativa e dedicação!
Cadastre-se em sites de recrutamento, siga as páginas de empresas do seu interesse e participe de grupos e comunidades nas redes sociais voltados para estágios.
Além disso, fique de olho no LinkedIn e em portais de universidades que divulgam vagas.
Quanto mais você se movimentar, maiores serão as chances de encontrar uma oportunidade incrível!
- Treine para as entrevistas
Conseguir uma entrevista de estágio é um grande passo, mas estar bem preparado para ela é o que realmente pode garantir a sua vaga.
Essa é a chance de mostrar quem você é, o que sabe e por que merece aquela oportunidade. Então, aqui vão algumas boas práticas a serem seguidas nessa etapa:
- Antes da entrevista, pesquise sobre o que a empresa faz, seus valores e sua cultura;
- Treine respostas para perguntas comuns, como “Fale um pouco sobre você” e “Quais são seus pontos fortes e fracos?”;
- Faça perguntas inteligentes ao final, para demonstrar curiosidade sobre a empresa, a equipe e o dia a dia do estágio;
- Prefira usar roupas mais alinhadas com o ambiente profissional, mesmo que o estágio seja remoto ou a cultura seja mais informal;
- Durante a entrevista, mantenha uma postura confiante. Pequenos detalhes, como sorrir, manter contato visual e falar com clareza, fazem diferença.
E ah! Se a entrevista for online, teste a conexão, o áudio e a câmera com antecedência. Lembre-se também de escolher um ambiente silencioso e bem iluminado para evitar distrações.
- Continue investimento no seu desenvolvimento
Continue buscando novos cursos, workshops e experiências que possam agregar ao seu desenvolvimento profissional.
Isso mostra que você tem iniciativa e está sempre em busca de melhorar, o que certamente não passará despercebido pelos recrutadores.
- Mantenha a calma e a perseverança
Se a primeira vaga não der certo, não desanime. Procure encará-la como mais uma etapa de aprendizado e siga em frente.
Às vezes, o processo para encontrar o primeiro estágio pode levar um pouquinho de tempo. Mas não há dúvidas de que, adotando as estratégias certas e mantendo a calma, sua hora vai chegar. Para aumentar suas chances, aproveite para cadastrar o seu currículo no banco de talentos da METARH antes de ir. Assim, seu perfil ficará disponível para todas as nossas oportunidades!