Impactos da digitalização no recrutamento farmacêutico

Impactos da digitalização no recrutamento farmacêutico

A forma como as empresas contratam talentos tem evoluído significativamente nos últimos anos, e a digitalização no recrutamento farmacêutico é um grande exemplo disso. 

Como mencionamos no post anterior, o uso de ferramentas de IA está entre as principais tendências de recrutamento e seleção (R&S) na indústria. 

Dando continuidade, hoje vamos explorar mais a fundo os impactos dessa transformação digital na contratação de profissionais, ajudando o RH a compreender melhor esse cenário!

O que é a digitalização no recrutamento?

A digitalização no recrutamento engloba o uso de tecnologias e ferramentas digitais capazes de automatizar as etapas de atração, triagem, seleção e contratação de pessoas.

Um dos recursos mais utilizados nesse processo são os Sistemas de Rastreamento de Pessoas Candidatas, mais conhecidos como ATS, que aplicam automação e Inteligência Artificial (IA) para tornar as contratações mais ágeis e eficientes.

É importante dizer que essa digitalização, que já vinha crescendo, se acelerou ainda mais com a pandemia da Covid-19.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, 74% das organizações fizeram ao menos um movimento para a digitalização e modernização do RH entre os meses de abril de 2020 e maio de 2021.

Neste mesmo período, seis em cada 10 companhias brasileiras que participaram da pesquisa disseram que passaram a utilizar a digitalização na contratação de funcionários.

O poder da digitalização no recrutamento farmacêutico

A transformação digital do RH impactou diversos setores, e a indústria farmacêutica não foi exceção. 

Com o crescimento acelerado desse segmento, impulsionado especialmente pela pandemia e pela crescente demanda por profissionais qualificados, a digitalização no recrutamento farmacêutico tornou-se uma necessidade estratégica.

Confira, a seguir, os principais impactos gerados por esse movimento:

Ganho de agilidade

Primeiramente, a digitalização busca reduzir o tempo do RH em tarefas manuais e repetitivas, como triagem de currículos, envio de comunicações e agendamento de entrevistas.

Com a ajuda de sistemas de ATS e Inteligência Artificial no recrutamento farma, etapas são automatizadas, permitindo contratações mais rápidas e eficientes.

Precisão na busca por talentos

A indústria farmacêutica requer profissionais com qualificações técnicas e habilidades específicas. E, graças à digitalização, essa busca pode ser facilitada. 

Um dos trunfos dos algoritmos de IA e da automação é a capacidade de analisar grandes volumes de dados de pessoas candidatas e identificar perfis com maior aderência às exigências dos cargos. 

Além disso, essa triagem baseada em habilidades específicas, experiências prévias e outros critérios técnicos, garante que o RH foque em profissionais altamente qualificados, reduzindo aumentando o sucesso das contratações.

Redução de custos

Como vimos, a automação no recrutamento farmacêutico elimina a necessidade de atividades manuais, permitindo que o RH concentre menos tempo na busca por pessoas candidatas e mais na tomada de decisões estratégicas.

Na prática, isso acelera o ciclo de contratação, reduzindo os custos associados à manutenção prolongada de vagas abertas.

Por fim, ao aumentar a precisão na escolha dos profissionais certos, a digitalização também diminui os custos decorrentes de desligamentos prematuros, novos processos seletivos e a necessidade de treinamentos adicionais

Melhoria na experiência da pessoa candidata

Garantir uma boa experiência para a pessoa candidata tornou-se um fator importantíssimo para o RH da indústria farmacêutica.

Afinal, uma jornada de seleção positiva aumenta significativamente as chances de manter os melhores talentos engajados ao longo do processo seletivo. 

Além disso, uma experiência satisfatória no R&S reflete na percepção da empresa como um lugar atraente para trabalhar, o que pode fortalecer a marca empregadora e atrair mais pessoas qualificadas no futuro.

A digitalização contribui ao possibilitar feedbacks rápidos, informações claras sobre o status da candidatura e um processo de seleção mais transparente.

Além disso, entrevistas virtuais, plataformas interativas e questionários online simplificam a participação das pessoas candidatas, tornando o processo mais acessível e menos estressante para elas.

Decisões baseadas em dados

Os dados coletados com a ajuda das plataformas de recrutamento também são capazes de gerar insights valiosos sobre o desempenho das pessoas candidatas, taxas de retenção, tempo médio de contratação e até mesmo sobre a adequação cultural dos profissionais à empresa. 

Em geral, isso pode ajudar os gestores de RH a prever com maior precisão o sucesso de uma pessoa no cargo, a identificar padrões de sucesso em contratações anteriores e a otimizar continuamente o processo de recrutamento.

Facilidade na integração de equipes remotas

A digitalização no recrutamento farmacêutico também facilita a contratação de profissionais de diferentes localizações geográficas, algo especialmente relevante em meio ao aumento do trabalho remoto.

Além disso, graças às ferramentas de entrevistas virtuais, plataformas de integração online e onboarding digital, a contratação e adaptação de novos funcionários e funcionárias podem ser feitas de maneira simples e eficaz, onde quer que eles estejam.

Como começar a digitalizar o seu recrutamento?

Agora que você já conheceu os principais impactos da digitalização no recrutamento farmacêutico, queremos deixar algumas dicas que podem apoiar a implementação dessas ferramentas na sua empresa:

  • Antes de dar os primeiros passos, avalie suas necessidades, identificando quais áreas do seu processo de recrutamento precisam de mais agilidade e eficiência;
  • Pesquise e compare as opções de ferramentas disponíveis no mercado, levando em consideração funcionalidades, usabilidade e custo-benefício;
  • Ofereça treinamentos e suporte para a equipe de RH, a fim de garantir que todos se sintam confortáveis com as mudanças;
  • Comece a coletar e analisar dados do seu processo de recrutamento. Isso pode te ajudar a identificar áreas de melhoria, avaliar a eficácia das estratégias utilizadas e fazer ajustes conforme necessário;
  • Após a implementação das novas ferramentas, peça feedbacks das pessoas candidatas sobre a experiência delas no processo seletivo.

Se sua empresa não tem experiência em recrutamento digital ou recursos internos, contratar uma consultoria de R&S pode ajudar a implementar essas mudanças.

Afinal, consultorias como a METARH já possuem as ferramentas e expertise necessárias, facilitando a transição para um processo mais digital e eficiente.

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