Outsourcing de Ti

Terceirização: potencializando resultados com Outsourcing de TI

Seja em grandes corporações ou em pequenas empresas, a busca por maximizar resultados e reduzir custos é uma constante. E uma das soluções que vem sendo mais adotadas para alcançar esses objetivos é a terceirização de serviços e talentos. 

Na área de Tecnologia da Informação (TI), essa prática tem se tornado ainda mais comum. Afinal, os últimos anos mostraram que, independentemente do porte da organização, investir em inovações tecnológicas é mandatório para ganhar competitividade no mercado. 

Esse contexto, somado à escassez de profissionais da área, faz com que o Outsourcing de TI ganhe força. Por isso, no post de hoje, vamos explorar todas as vantagens que esse tipo de terceirização pode proporcionar para os negócios. 

Se você quer ficar por dentro delas, é só vir com a gente!

O que é Outsourcing de TI?

O Outsourcing de TI – ou terceirização de TI, em português – é justamente o que o próprio nome já sugere: a prática de terceirizar serviços relacionados à Tecnologia da Informação para empresas especializadas no assunto. 

Neste modelo, a empresa contratada fica responsável por fornecer desde profissionais até as ferramentas e o conhecimento necessário para atender às demandas da empresa contratante nesta frente.

Isso inclui oferecer suporte técnico, desenvolver sistemas, gerenciar infraestrutura de rede, cuidar da segurança digital, entre outras atividades. Assim, a empresa contratante pode focar em suas atividades principais, enquanto deixa a parte técnica de TI com especialistas na área.

Quais os modelos de terceirização dos serviços de TI?

Como você viu acima, a terceirização de TI traz muitas possibilidades para as organizações. Por isso, ela costuma se dividir em alguns modelos diferentes.

Na sequência, vamos apresentar os principais:

  1. Outsourcing de infraestrutura

Neste formato, o foco da terceirização é o fornecimento e gerenciamento da infraestrutura de TI, como servidores, redes, armazenamento e sistemas operacionais. Afinal, o investimento para adquirir e manter todas essas ferramentas por conta própria costuma ser alto. 

Essa modalidade inclui também a instalação e configuração de equipamentos e softwares, além da manutenção preventiva e corretiva.

  1. Outsourcing de desenvolvimento de software

Aqui, a empresa terceirizada fica responsável pelo desenvolvimento, manutenção e suporte de softwares personalizados de acordo com as necessidades da empresa contratante. Isso inclui também a análise de requisitos, projeto, testes e implantação de sistemas.

  1. Outsourcing de suporte técnico

Neste caso, a empresa de Outsourcing de TI presta suporte técnico aos usuários da empresa contratante, o que envolve desde suporte remoto até atendimento presencial, além da resolução de problemas relacionados à hardware, software, redes e demais tecnologias utilizadas pela contratante.

  1. Full Outsourcing de TI

Por fim, temos uma opção que abarca boa parte das outras: a que consiste na terceirização completa do setor de TI. Ou seja, a empresa terceira se responsabiliza pela gestão estratégica da equipe e das soluções empregadas pela contratante. 

É importante ressaltar que cada modelo de Outsourcing de TI citado acima tem suas próprias vantagens e desvantagens. Sendo assim, a escolha ideal dependerá das necessidades e estratégias de cada negócio.

5 vantagens que a terceirização dos serviços de TI proporciona

Quando bem planejada, a terceirização de TI pode trazer uma série de benefícios para as organizações – especialmente para aquelas que não possuem a tecnologia como atividade fim, mas entendem a importância de investir em transformação digital ainda que de maneira tímida.

Veja, abaixo, as principais vantagens que o Outsourcing proporciona nesses casos:

  1. Redução de custos

A contratação de uma empresa especializada em TI costuma ser uma opção mais econômica do que manter uma equipe interna. Afinal, é a empresa terceirizada que fica responsável por todos os custos associados ao recrutamento, pagamento, treinamento e gerenciamento dos profissionais.

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A mesma lógica se aplica ao investimento necessário para manter uma infraestrutura de Tecnologia da Informação completa.

  1. Acesso a tecnologias mais avançadas

Empresas especializadas em TI estão constantemente atualizadas em relação às últimas tecnologias do mercado, o que possibilita à empresa contratante ter acesso a tecnologias mais avançadas do que teria com uma equipe interna.

Trabalhar com as tecnologias mais recentes, por sua vez, costuma ser sinônimo de maior performance! 

  1. Foco nas atividades principais da empresa

Como mencionamos antes, a terceirização dos serviços de TI permite que a empresa contratante se concentre em core business ao invés de ter que se preocupar com as questões técnicas.

Quando a organização conta com um bom parceiro nesta frente, essa é uma decisão que tende a aumentar a eficiência operacional e os resultados do negócio. 

  1. Mais flexibilidade

As empresas terceirizadas são capazes de oferecer serviços personalizados, que se adaptam às necessidades específicas de cada cliente. Além disso, é comum que a empresa contratante possa ajustar o nível de serviço de acordo com as suas necessidades.

Essa flexibilidade também se reflete na redução de custos, já que é possível aumentar a infraestrutura e investir em novos recursos na medida em que o negócio cresce. 

  1. Melhoria na qualidade das demandas de TI

Empresas especializadas em TI têm expertise e vasta experiência nesta área de atuação, o que pode resultar em serviços de melhor qualidade para a empresa contratante. 

Algumas das consequências positivas disso são: agilidade na resolução de demandas ou problemas técnicos, monitoramento das atividades da área, redução de falhas operacionais, segurança dos dados sensíveis, entre outros.

O que considerar ao contratar uma empresa de Outsourcing de TI?

Se as vantagens que apresentamos acima chamaram a sua atenção, então provavelmente a sua empresa é uma forte candidata a contratar o Outsourcing de TI.

Se esse for o caso, há alguns cuidados que devem ser tomados tanto para que você escolha um parceiro confiável, quanto para que a sua organização receba serviços que realmente atendam às suas necessidades específicas.

Entre os fatores a serem considerados na escolha da empresa parceira, destacam-se:

  • Reputação: antes de assinar um contrato, pesquise bastante. Verifique a história da organização, sua experiência, clientes anteriores e atuais, avaliações, etc;
  • Especialização: é importante escolher uma empresa que tenha experiência comprovada na área em que você precisa de suporte;
  • Flexibilidade e personalização: informe-se se a empresa fornece serviços personalizados e adaptados às necessidades específicas de cada cliente;
  • Qualidade do suporte: por fim, atente-se para a qualidade do suporte técnico oferecido, incluindo o tempo de resposta em caso de problemas, a disponibilidade de atendimento e a eficácia do suporte prestado. 

Vale lembrar que o Outsourcing de TI é apenas uma das soluções disponíveis para ajudar as empresas a superarem a escassez de profissionais da área. Outras tendências, como o Tech Recruitment, também são grandes aliados das organizações que optam por ter um time interno.

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