Autismo e carreira: 8 áreas promissoras para pessoas autistas
|

Autismo e carreira: 8 áreas promissoras para pessoas autistas

Nos últimos anos, temos testemunhado um avanço importante na conscientização sobre o autismo. E, felizmente, esse movimento também tem ajudado a ampliar a compreensão das empresas sobre o potencial das pessoas autistas.

Apesar dos desafios específicos relacionados à comunicação e interação social que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) traz consigo, é inegável que as pessoas autistas possuem habilidades incrivelmente valiosas para as organizações. 

Se você faz parte do espectro e está prestes a dar os primeiros passos no mercado de trabalho, junte-se a nós na leitura deste post. Ao longo dele, vamos explorar algumas das profissões onde as suas habilidades podem realmente se destacar!

12 habilidades que se sobressaem em pessoas com TEA

Antes de qualquer coisa, é importante reiterar algo que você muito provavelmente já saiba: o autismo se manifesta de diferentes formas. 

Isso significa que tanto os desafios quanto os pontos fortes das pessoas autistas podem variar significativamente de indivíduo para indivíduo – assim como também acontece entre as pessoas não autistas. 

Por exemplo: enquanto algumas pessoas autistas podem achar muito difícil fazer contato visual, outras conseguem lidar mais facilmente com esse tipo de interação. 

Da mesma forma, o fato de uma pessoa autista se sair muito bem lidando com a memorização de dados ou cálculos complexos, não significa necessariamente que todas as pessoas dentro do espectro compartilhem dessas mesmas facilidades.

Ainda assim, há um conjunto de habilidades e pontos fortes que costumam estar diretamente relacionadas ao TEA. Segundo com a organização Altogether Autism, são elas:

  1. Capacidade de memorizar e aprender informações rapidamente
  2. Predisposição a pensar e aprender de forma visual
  3. Pensamento lógico
  4. Memória extraordinariamente boa 
  5. Precisão a atenção aos detalhes
  6. Honestidade e confiabilidade excepcionais
  7. Pontualidade
  8. Excelente senso de direção
  9. Forte adesão às regras
  10. Facilidade para se concentrar por longos períodos
  11. Busca pela perfeição e ordem
  12. Capacidade de resolução alternativa de problemas

E aí, você sabe identificar quais dessas habilidades têm mais a ver com a sua personalidade? 

Refletir sobre essa pergunta é um passo importante para direcionar suas decisões de carreira. Afinal, como vamos mostrar a seguir, há algumas profissões que se conectam diretamente com elas. 

METARH DE&I

8 áreas de atuação para pessoas autistas

Pronto (a) para conhecer as áreas que dão match com as habilidades que apresentamos acima?

Bom, antes de irmos para a lista, vale um lembrete: não existe um emprego ideal para pessoas autistas ou não autistas, mas sim funções que podem se alinhar melhor com as habilidades individuais de cada um. 

Portanto, ao considerar as possibilidades que apresentaremos a seguir, lembre-se de avaliá-las à luz de seus pontos fortes e preferências, garantindo assim uma escolha que seja realmente positiva para você!

  1. Profissões que envolvam animais

Se você já assistiu à série Atypical, da Netflix, provavelmente se lembra da paixão do Sam pelos pinguins, não é mesmo?

Bom, esse fascínio tem tudo a ver com hiperfoco em animais, uma característica que pode estar presente no TEA. Além disso, muitas crianças autistas são incentivadas a conviverem com pets desde cedo, como parte do processo de socialização. 

A forte conexão que algumas dessas pessoas estabelecem com os animais frequentemente as leva a transformar essa afinidade em profissão. 

Entre as áreas mais procuradas nesses casos, destacam-se: medicina veterinária, banho e tosa, zootecnia, biologia e oceanografia.

  1. Tecnologia da Informação (TI)

A lógica, a atenção aos detalhes e a resolução de problemas são habilidades muitas vezes marcantes em pessoas diagnosticadas com TEA. Se esse for o seu caso, áreas técnicas, como a de TI, podem oferecer oportunidades de carreira interessantes.

O melhor de tudo é que esse é um campo vasto, que engloba desde a programação e análise de sistemas até a engenharia de software e suporte técnico. 

  1. Matemática e estatísticas

Carreiras nas áreas de matemática e estatística também são muito indicadas para pessoas autistas que têm afinidade com números e análise de dados. 

Afinal, assim como a área de TI, elas requerem habilidades analíticas e de raciocínio lógico. 

  1. Artes visuais

Muitas das pessoas com autismo têm talentos artísticos notáveis, especialmente em áreas como pintura, desenho, ilustração e design gráfico. 

Há, inclusive, muitos artistas renomados que foram diagnosticados com TEA e que podem servir de inspiração. Esse é o caso do pintor escocês-britânico, Peter Howson, e da pintora e escultora húngara, Henrietta Fajcsák.

Além do mais, um estudo publicado pelo Journal of Medical Biography levantou a hipótese de que Michelangelo – pintor conhecido mundialmente pela pintura do teto da Capela Sistina – teria sido autista.

  1. Trabalho em labotarório

Ambientes de laboratório oferecem uma estrutura e foco que podem ser confortáveis para autistas. 

Profissões como técnico de laboratório, pesquisador científico e assistente de pesquisa destacam-se como opções onde a atenção aos detalhes e a organização, habilidades compartilhadas por algumas pessoas do espectro, são altamente valorizadas.

  1. Funções administrativas

Algumas atividades administrativas requerem alto nível de concentração, boa memória, precisão e organização. Esse é o caso, por exemplo, de tarefas como a entrada de dados, arquivamento e comparação de documentos.

  1.  Editor ou tradutor de livros

Outra área que pode se beneficiar bastante do foco e da facilidade de memorização é o setor editorial. Para pessoas autistas que possuem uma afinidade com linguagem e escrita, trabalhar como editor ou tradutor de livros pode ser uma excelente opção. 

  1. Estoque e logística

Se você valoriza rotinas estruturadas e organização, então os cargos relacionados a estoque e logística também podem lhe interessar. 

Trabalhar como gerente de estoque, coordenador de logística ou analista de cadeia de suprimentos, por exemplo, requer habilidades como planejamento e resolução de problemas, áreas onde pessoas autistas podem se destacar.

METARH Consultoria de RH

Agora que já apresentamos algumas opções de carreiras interessantes para talentos autistas, não podemos deixar de lembrar que muitas empresas estão genuinamente interessadas em aproveitar o potencial único desses profissionais em suas equipes.

Se você não vê a hora de se conectar essas organizações e iniciar sua trajetória profissional, eis algumas dicas que podem ser úteis:

  • Identifique suas habilidades únicas e concentre-se nelas ao buscar oportunidades de trabalho;
  • Procure por empresas que demonstrem um compromisso genuíno com a diversidade, equidade e inclusão;
  • Não tenha medo de falar abertamente sobre o seu diagnóstico durante o processo seletivo, bem como de comunicar suas necessidades específicas;
  • Procure recursos e redes de apoio que possam ajudá-lo durante seu ingresso no mercado de trabalho.

Por último, mas não menos importante, seja paciente. Encontrar o emprego certo pode levar tempo, mas, com dedicação e autencidade, uma oportunidade incrível certamente aparecerá!

Cadastre-se no site da METARH

A METARH possui um compromisso sólido com a diversidade, equidade e inclusão. Por isso, busca trabalhar em conjunto com empresas que compartilhem dos mesmos princípios.

Se você está em busca de oportunidades de trabalho que lhe ajudem a alcançar o seu pleno potencial,  cadastre o seu currículo em nosso site e receba informações sobre as melhores vagas de emprego!  

Posts Similares