Amizade no trabalho: benefícios e dicas de como criar vínculos na empresa
Já dizia Emicida: quem tem um amigo tem tudo. E quando se trata de vida profissional, existem até mesmo estudos que reiteram essa máxima, confirmando que cultivar a amizade no trabalho é uma das chaves para o sucesso na carreira.
Cada vez mais, ganha força a ideia de que a jornada corporativa não precisa ser apenas sobre metas e projetos. Construir laços significativos, que transformem o dia a dia em uma experiência verdadeiramente enriquecedora, é tão importante quanto.
Quer aprender mais sobre o poder de estabelecer conexões amigáveis no trabalho? Então junte-se a nós na leitura deste post!
Por que nutrir uma boa amizade no trabalho?
Se você já teve ou ainda tem uma dupla inseparável no trabalho, vai entender bem o que estamos falando: ter com quem contar, seja para celebrar as conquistas ou compartilhar os desafios cotidianos, tende a tornar tudo melhor.
Ao menos, é isso o que mostram algumas pesquisas recentes, como as realizadas pelo Instituto Gallup. Segundo uma série de levantamentos feitos pela empresa, pessoas colaboradoras que têm um melhor amigo no trabalho possuem uma probabilidade significativamente maior de:
- Apoiar a construção de um local de trabalho mais seguro e confiável;
- Divertir-se enquanto estiver trabalhando;
- Inovar e compartilhar ideias;
- Envolver clientes e parceiros internos;
- Fazer mais em menos tempo.
Os tópicos acima já dão uma boa ideia do poder da amizade no trabalho, não é mesmo? Mas, para que isso fique ainda mais claro, a partir de agora vamos nos aprofundar nos principais benefícios que esse vínculo é capaz de proporcionar!
7 vantagens de se abrir para a amizade no trabalho
Em suma, cultivar amizades no ambiente de trabalho oferece benefícios que impactam positivamente tanto a esfera profissional quanto a pessoal. Entre os principais ganhos desta prática, destacam-se:
- Redução do estresse
Lidar com prazos apertados e com o cumprimento de metas é algo complexo, que faz parte do dia a dia de quase todo profissional. Mas, quando se tem apoio emocional, torna-se muito mais fácil enfrentar as pressões e os desafios que permeiam essa jornada.
Não por acaso, há uma correlação direta entre a manutenção de amizades na empresa, a redução do estresse e até mesmo a prevenção do Burnout – distúrbio emocional marcado pela exaustão, estresse e esgotamento resultante de situações de trabalho desgastantes.
- Comunicação e colaboração aprimoradas
A proximidade entre amigos no trabalho também tem tudo para facilitar a comunicação clara e respeitosa, bem como a colaboração eficaz. Afinal, é muito mais fácil interagir com as pessoas quando nos damos bem com elas, não é mesmo?
A tendência é que, com o tempo, essa conexão ajude a promover um ambiente onde ideias fluem mais livremente. E isso, por sua vez, favorece a construção de projetos mais bem-sucedidos e soluções inovadoras.
- Clima organizacional positivo
Quando as pessoas colaboradoras se comunicam e colaboram de maneira positiva, há um impacto significativo no clima organizacional.
Trata-se de um círculo virtuoso: relações interpessoais saudáveis criam um ambiente mais acolhedor, que aumentam a satisfação geral dos colaboradores e promovem, ainda mais, a coesão na equipe.
- Fortalecimento da rede profissional
Outro motivo para dar uma chance às amizades no trabalho é que essa é uma excelente forma de ampliar o seu networking.
Em geral, nutrir boas conexões pode abrir portas para oportunidades de carreira e colaborações futuras, fortalecendo assim a sua posição no mercado de trabalho.
- Aumento da satisfação no trabalho
Lembra quando dissemos que a amizade contribui para a redução do estresse e para a construção de um ambiente mais positivo? Pois bem. Juntos, esses dois fatores ampliam o sentimento de felicidade no trabalho.
Para se ter uma ideia do quão relevante isso é, em 2022 a Gallup constatou que o percentual de pessoas que consideravam trabalhar em um ótimo ambiente foi de 21% entre os que não tinham melhores amigos na empresa e 44% entre aqueles que afirmavam tê-los.
- Produtividade maximizada
Profissionais felizes são, naturalmente, mais engajados. E profissionais engajados, por sua vez, tendem a desempenhar suas funções com mais afinco e comprometimento.
Viu só como uma coisa leva à outra? É por esse motivo que a manutenção da amizade no trabalho também contribui para o aumento da produtividade e para o alcance mais efetivo das metas organizacionais.
- Aprendizado contínuo
Por último, amizades no trabalho frequentemente envolvem a troca de conhecimentos e experiências. Essa dinâmica promove o aprendizado contínuo, permitindo que os colegas se inspirem mutuamente e cresçam tanto no âmbito profissional quanto pessoal.
Trata-se de uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando!
Como fazer e cultivar amigos no trabalho?
Por mais evidente que seja a importância de fazer amigos no trabalho, sabemos que nem todo mundo possui facilidade para estabelecer novos vínculos.
Se esse for o seu caso, não se preocupe! Separamos algumas dicas que podem tornar o processo mais leve:
- Seja simpático e demonstre interesse genuíno em conhecer seus colegas de equipe. Sorrir é sempre um bom começo!
- Tente participar das atividades sociais organizadas pela empresa, como confraternizações de fim de ano e happy hour. Esses momentos oferecem oportunidades de interação fora do ambiente de trabalho formal, facilitando o desenvolvimento de amizades.
- Quando houver a oportunidade, não deixe de compartilhar suas ideias, oferecer ajuda e reconhecer o bom trabalho dos outros. Essas interações estabelecem confiança e ajudam a criar vínculos mais profundos.
- Esteja atento às necessidades e sentimentos dos seus colegas, mostre compreensão e ofereça suporte quando eles estiverem passando por momentos desafiadores. Empatia é fundamental para o sucesso das relações, dentro e fora do trabalho.
- Encontre pessoas com interesses similares ao seu. Muitas empresas, inclusive, apoiam a formação de grupos de afinidade para facilitar esse processo.
- Lembre-se de que as pessoas são únicas, com diferentes personalidades e estilos de trabalho. Respeitar essas diferenças é fundamental para construir relacionamentos sólidos e saudáveis.
Mesmo que você opte por começar com pequenos gestos, não deixe de se abrir para a construção de novas amizades no trabalho.
Afinal, como vimos até aqui, essa é uma atitude capaz de transformar não apenas o local onde passamos a maior parte do nosso tempo, como também a trajetória da nossa carreira! Esse conteúdo te ajudou? Então assine o METARH +NEWS e receba, em primeira mão, as melhores dicas de como impulsionar o seu sucesso profissional. Até mais!