Cultura antirracista: a importância de promover a diversidade racial nas empresas
A diversidade racial é uma força poderosa, capaz de impulsionar a inovação, a criatividade e o sucesso nas empresas. No entanto, ela só se torna verdadeiramente potente quando é acompanhada por uma cultura inclusiva, equitativa e, acima de tudo, antirracista.
Mais do que simplesmente formar uma equipe diversa, é preciso comprometer-se com a criação de um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para pessoas não brancas. Isso, por sua vez, requer ações concretas no combate ao racismo em todas as suas formas.
Se você está se perguntando quais ações são essas, é só vir com a gente. A partir de agora, vamos explicar o que é a cultura antirracista e como promovê-la no ambiente de trabalho!
O que é a cultura antirracista?
Como disse Angela Davis, filósofa, professora e uma das principais vozes do feminismo negro nos Estados Unidos, “numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.
Citada no livro “Mulheres, raça e classe”, publicado por ela em 1981, essa frase é seguida por uma reflexão importante: para que a sociedade avance, é preciso trabalhar de forma ativa para combater as estruturas e práticas racistas onde quer que elas existam.
Neste sentido, a cultura antirracista pode ser entendida como um conjunto de valores, atitudes, práticas e comportamentos que se opõem ativamente ao racismo e promovem a igualdade racial.
Ela é uma abordagem que busca eliminar o preconceito de raça, a discriminação e as desigualdades sistêmicas em todos os aspectos da sociedade, incluindo nas organizações e empresas.

Por que é urgente combater o racismo no ambiente de trabalho
Embora já existam organizações seriamente comprometidas com a diversidade racial, pesquisas recentes mostram que esse ainda é um assunto que precisa ser amplamente discutido pelas empresas.
Para se ter uma ideia, um levantamento publicado pela Folha de SP revelou que, entre 2014 e 2022, mais de 22 mil ações trabalhistas que citam termos como racismo, injúria racial, discriminação racial ou preconceito racial foram registradas no Brasil.
Em paralelo, um estudo realizado no ano passado identificou que o racismo ainda é a principal forma de discriminação em 75% das empresas brasileiras, seguido por opiniões políticas (42%) e aparência física (37%).
Quando olhamos para as taxas de desemprego, os dados também preocupam: apesar de pessoas pretas e pardas constituírem mais da metade da população do Brasil, o IBGE estimou que, em 2020, 72,9% das pessoas desempregadas no país eram negras.
Os números reforçam que, mesmo que alguns avanços tenham sido alcançados nos últimos anos, o racismo ainda se manifesta de diferentes formas no mercado de trabalho, indo desde a discriminação inconsciente em processos seletivos até o assédio racial propriamente dito.
É justamente neste contexto que a adoção de uma cultura antirracista, que favoreça a construção de ambientes de trabalho mais equitativos e inclusivos para todos, se torna urgente.
4 benefícios de promover a diversidade racial
Promover a diversidade racial e a inclusão de pessoas pretas no ambiente de trabalho, por meio de uma cultura antirracista, tem um papel central na formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
Mas, além de ser uma responsabilidade moral e ética que as empresas devem abraçar, essa é uma atitude que também impacta diretamente no sucesso dos negócios.
Na prática, a promoção da diversidade racial está atrelada aos seguintes benefícios:
- Maior variedade de perspectivas
A diversidade racial traz diferentes perspectivas, experiências e habilidades para a equipe, o que pode levar a soluções mais criativas e inovadoras para os desafios empresariais.
- Melhor desempenho financeiro
Segundo uma pesquisa realizada pela McKinsey & Company, em 2018, empresas com maior diversidade étnica e racial têm 33% mais probabilidade de ter um desempenho financeiro superior.
Isso pode ser atribuído ao fato de que, em geral, empresas mais diversas conseguem atrair os melhores talentos, tomar decisões mais estratégicas e se tornarem mais competitivas.
- Atração e retenção de talentos
Como acabamos de mencionar, a diversidade racial tende a tornar profissionais talentosos de diversas origens e para aqueles que valorizam organizações comprometidas com essa pauta.
Da mesma forma, a promoção da diversidade também ajuda a reter pessoas colaboradoras valiosas, reduzindo a rotatividade.
- Fortalecimento da reputação corporativa
Um levantamento realizado pela Opinion Box e pelo Movimento Black Money, junto a mais de 2 mil pessoas, constatou que 56% dos participantes preferem comprar de empresas que apoiam a diversidade racial.
Além disso, 52% das pessoas entrevistadas também disseram que já boicotaram marcas envolvidas em casos de racismo pelo menos uma vez. Os dados evidenciam que as organizações que demonstram um forte compromisso com a diversidade racial muitas vezes desfrutam de uma reputação corporativa mais positiva entre os consumidores, clientes e parceiros de negócios.

5 estratégias para adotar uma cultura antirracista na sua empresa
Agora que já explicamos a importância de promover uma cultura antirracista no ambiente de trabalho, chegou o momento de falarmos sobre as estratégias que podem ser adotadas em prol deste objetivo:
- Comprometimento da Liderança
Os líderes são os principais disseminadores da cultura organizacional. Por esse motivo, eles também devem estar fortemente comprometidos em promover uma cultura antirracista entre os seus liderados.
Isso inclui tratar todos os funcionários e funcionárias com respeito e igualdade, tomar medidas quando ocorrerem casos de racismo ou discriminação na equipe e estar aberto para aprender continuamente sobre o assunto.
- Educação e Sensibilização
Outra forma de promover uma cultura antirracista é oferecer treinamentos sobre racismo, preconceito e inclusão racial para todas as pessoas colaboradoras – não apenas no Dia da Consciência Negra, mas ao longo de todo o ano.
Essa é uma iniciativa que ajuda a aumentar a conscientização e a compreensão sobre as questões raciais e a fornece ferramentas para o combate da discriminação.
- Políticas e Práticas Antirracistas
Essa talvez seja uma das estratégias prioritárias: implementar políticas e práticas específicas sobre equidade racial, bem como medidas que coíbam qualquer forma de preconceito ou discriminação.
É aconselhável, inclusive, estabelecer medidas punitivas para aqueles que violarem as políticas antirracistas da empresa.
- Diversificação da Força de Trabalho
Faça esforços proativos para recrutar, reter e promover pessoas pretas. Sua empresa pode, por exemplo, revisar as práticas de contratação a fim de eliminar qualquer viés discriminatório e até mesmo criar vagas afirmativas.
- Comunicação Aberta e Inclusiva
Crie um ambiente em que as pessoas colaboradoras se sintam à vontade para expressar preocupações relacionadas ao racismo e à discriminação, bem como denunciar qualquer tipo de preconceito. Promover a escuta ativa e atuar de maneira transparente para abordar essas questões quando elas surgirem fará toda a diferença!

Além das dicas apresentadas até aqui, lembre-se de realizar a avaliação contínua do progresso de cada estratégia implementada, medindo o impacto delas e ajustando as abordagens conforme necessário.
Por fim, tenha em mente que a construção de uma cultura antirracista não é algo que pode ser alcançado rapidamente. Ela requer um compromisso contínuo, de longo prazo. Portanto, seja persistente!
Promover um ambiente de trabalho mais justo e agregador faz parte do propósito da METARH. Entre em contato conosco e entenda como podemos ajudar a sua empresa a iniciar ou dar continuidade ao plano de DE&I.