Como contratar no varejo: 7 dicas para atrair os talentos certos
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Como contratar no varejo: 7 dicas para atrair os talentos certos

O sucesso do setor varejista depende diretamente do capital humano. Por isso, dominar as melhores práticas de como contratar no varejo é uma premissa básica para o RH dessas empresas.

Recentemente, a falta de mão de obra qualificada foi apontada como a principal ameaça para o varejo em 2025. Diante desse cenário, como atrair os talentos certos e garantir times preparados para os desafios do mercado?

Neste post, veremos que a resposta está em um processo de recrutamento mais estratégico, alinhado às necessidades do setor e às expectativas dos profissionais. 

Para saber mais, é só vir com a gente!

Desafios da atração de talentos no varejo

O papel do RH no varejo é fundamental e, ao mesmo tempo, repleto de desafios. 

Esse é um setor movido, acima de tudo, pelas pessoas. Porém, a alta rotatividade nas empresas varejistas ameaça essa dinâmica, exigindo um esforço contínuo para contratar e reter talentos.

Somado a isso, durante datas sazonais (como Black Friday, Natal e Dia das Mães), é comum que o setor precise reforçar suas equipes temporariamente para atender ao aumento da demanda.

É em meio a essa necessidade frequente de abrir processos seletivos que novas dificuldades entram em cena, tais como:

  • Falta de mão de obra qualificada e experiente, especialmente para funções que exigem atendimento ao cliente e habilidades técnicas;
  • Alta concorrência por talentos, afinal, outras empresas do setor e até mesmo de segmentos diferentes disputam os mesmos perfis profissionais;
  • Baixa atratividade das vagas (muitas pessoas veem o varejo como uma opção temporária, o que pode dificultar a contratação de profissionais comprometidos a longo prazo).

Para contornar os desafios de como contratar no varejo, é preciso repensar as estratégias de atração, recrutamento e seleção. A seguir, veremos como fazer isso na prática!

7 dicas para atrair e contratar os melhores talentos 

Preencher vagas com agilidade e precisão requer um conjunto de ações bem coordenadas. Veja, agora, as principais práticas de como contratar no varejo de forma eficaz:

  1. Defina um perfil claro para a vaga

Sempre que uma nova posição surgir, a primeira ação do RH, em parceria com o gestor da área, deve ser definir o perfil ideal para a vaga.

Para isso, é importante considerar não apenas as habilidades técnicas necessárias, mas também as características comportamentais que se encaixam na cultura da empresa.

  1. Crie um anúncio atraente

Com o perfil definido, o próximo passo é elaborar um anúncio de vaga que atraia pessoas candidatas alinhadas ao que a empresa busca.

Ele deve ser claro sobre as habilidades e requisitos necessários e, ao mesmo tempo, envolvente.

Portanto, não se esqueça de destacar o que torna a posição e a empresa especiais para quem está em busca de uma nova oportunidade!

  1. Diversifique os canais de recrutamento

Se você deseja ampliar suas chances de encontrar o talento certo, não se limite a postar a vaga em apenas um lugar.

Hoje em dia, existem várias plataformas, sites e redes sociais que ajudam a alcançar públicos diferentes. E, claro, não podemos nos esquecer dos canais físicos!

Encontrar um equilíbrio entre o digital e o presencial pode garantir um maior alcance e efetividade nas contratações.

  1. Crie uma experiência positiva e próxima

O processo seletivo não serve apenas para avaliar as pessoas candidatas. 

Ele também pode e deve ser usado para mostrar como sua empresa varejista é um bom lugar para se trabalhar.

Uma excelente forma de fazer isso é mantendo uma relação próxima e respeitosa com quem se candidatou para a vaga, oferecendo feedback construtivo e atualizações frequentes sobre o andamento do processo.

  1. Ofereça salários e benefícios que realmente importem

Para atrair e, sobretudo, reter profissionais no varejo, é preciso oferecer condições de trabalho que os motivem a permanecer na empresa.

Embora o salário seja sempre um fator importante, lembre-se de que ele não é o único atrativo. 

Muitas pessoas também valorizam benefícios como plano de saúde, vale-alimentação, oportunidades de desenvolvimento e crescimento, além de outras vantagens que melhorem tanto a vida profissional quanto pessoal.

  1. Adapte-se às evoluções do mercado de trabalho

O mercado de trabalho está sempre em transformação, e um exemplo claro disso é a chegada da Geração Z nas empresas.

Grande parte desses profissionais busca por ambientes de trabalho que respeitem as diferenças, valorize a diversidade e ofereça oportunidades de crescimento para todas as pessoas. 

Estar atento a essas tendências e adaptar as políticas internas para atendê-las pode ser uma boa estratégia para atrair esse público.

  1. Preste atenção à retenção desde o início

Desde o primeiro contato com as pessoas candidatas, é importante deixar claro o valor que elas terão dentro da organização.

Em geral, mostrar que sua empresa reconhece e valoriza as pessoas colaboradoras desde o início pode ajudar a fortalecer o vínculo e aumentar as chances de retenção a longo prazo.

Caprichar no Onboarding é outra estratégia valiosa. Afinal, uma integração bem estruturada tende a facilitar a adaptação dos recém-chegados ao time.

Quando buscar um parceiro externo é a melhor opção

As dicas apresentadas acima são um excelente ponto de partida para aumentar as chances de uma contratação bem-sucedida no varejo. 

Porém, sabemos que muitas empresas do setor contam com equipes de RH enxutas e sobrecarregadas, o que pode dificultar a execução dessas práticas de forma eficaz. 

Nesses casos, buscar uma consultoria de RH especializada em Recrutamento e Seleção (R&S) pode ser a melhor forma de estruturar um processo seletivo que realmente traga os resultados esperados.

Com esse apoio, os profissionais da área não apenas ganham mais precisão na atração de pessoas candidatas, como também conseguem focar em outras demandas que são cruciais para a gestão de talentos.

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