O papel da liderança no engajamento da Geração Z
Diversidade, qualidade de vida, propósito e flexibilidade. Esses são alguns dos valores que a Geração Z tem trazido para o mercado de trabalho, desafiando os modelos tradicionais de gestão.
Com a crescente participação desse grupo nas empresas, as lideranças enfrentam uma nova questão: como engajar esses talentos, que já representam 1/4 da força de trabalho global?
Neste post, trazemos reflexões que podem ajudar a responder essa pergunta, apontando caminhos para que as empresas criem conexões mais significativas junto à Gen Z!
Quem é a Geração Z?
A Geração Z é composta por pessoas que nasceram entre 1997 e 2010. Estamos falando, portanto, sobre os talentos que ingressaram no mercado de trabalho por último.
Tendo nascido em um mundo altamente tecnológico e globalizado, essa geração é marcada principalmente pela familiaridade com o digital e pela capacidade de se adaptar rapidamente a novas ferramentas.
Porém, suas características vão além da tecnologia.
A Gen Z foi moldada por um contexto em que temas como sustentabilidade, inclusão, diversidade e responsabilidade social ganharam relevância. Por isso, valoriza fortemente essas pautas.
Os valores defendidos por essa geração incluem, ainda, autenticidade e transparência, qualidade de vida e bem-estar, e desejo por crescimento e aprendizado.
O que a Geração Z espera das empresas?
Conhecer as principais características da Geração Z é o ponto de partida para entender como ela percebe o trabalho e o que realmente valoriza em seus empregadores.
Como veremos a seguir, muitos desses aspectos se conectam diretamente com o papel das lideranças:
Propósito
Para a Gen Z, o trabalho não é visto apenas como fonte de renda. Se possível, ele também deve ser uma oportunidade de causar impacto positivo no mundo.
É por isso que, em geral, esses talentos preferem trabalhar em empresas que compartilhem valores alinhados aos seus.
Inclusive, a última edição da “Gen Z and Millennial Survey”, publicada pela Deloitte, revelou que, para 86% dos respondentes dessa geração, ter um senso de propósito no trabalho importante para sua satisfação e bem-estar no trabalho
Ambiente inclusivo e diversidade
Como vimos acima, a Diversidade e Inclusão são pautas caras para os nascidos entre 1997 e 2010.
Na prática, isso significa que eles valorizam ambientes onde diferentes perspectivas são acolhidas e valorizadas, seja em termos de gênero, raça, orientação sexual ou outras identidades.
Comunicação transparente
Por ter crescido com um acesso praticamente ilimitado à informação em tempo real, a Geração Z aprecia a honestidade e a clareza, tanto nas comunicações internas quanto nas relações com líderes e colegas.
Mas, veja só: mais do que apenas receber informações de forma transparente, eles querem ser parte da conversa. Ou seja, buscam um ambiente onde suas opiniões e ideias sejam ouvidas e consideradas.

Flexibilidade
O desejo por equilíbrio entre vida pessoal e profissional é um dos principais pilares desse novo grupo de talentos.
Como consequência, eles tendem a dar preferência para empresas que contam com políticas de flexibilidade, especialmente em relação a horários e modelos de trabalho.
Em 2022, por exemplo, 75% das pessoas da Geração Y e Z disseram preferir o modelo de trabalho híbrido ou remoto.
Oportunidades de desenvolvimento
Ao contrário do que muitos imaginam, os nascidos a partir de 1997 também desejam crescer em suas carreiras – embora, muitas vezes, esse crescimento não envolva ascender a cargos de liderança.
Sendo assim, eles estão sempre em busca de oportunidades para expandir suas habilidades, explorar novos desafios e trilhar caminhos de desenvolvimento que atendam aos seus interesses e objetivos.
Liberdade para inovar
O dinamismo, criatividade e inovação são outras marcas registradas dessa nova geração.
Por essa razão, eles preferem trabalhar em ambientes que estimulam a experimentação, a troca de ideias e o pensamento fora da caixa.
Políticas de bem-estar
Por último, sacrificar a saúde mental e física para alcançar sucesso profissional e estabilidade financeira está fora de cogitação para a Geração Z.
Para se ter uma ideia do quanto isso importa, quase 83% desses jovens acredita que as empresas têm o dever de apoiar o bem-estar psicológico das pessoas colaboradoras.
A mesma pesquisa mostrou que 62% deles aceitariam um salário menor em troca de um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Como as lideranças podem engajar a Gen Z?
Em meio às novas prioridades e expectativas da Geração Z, a capacidade de atrair e manter esses talentos vêm sendo apontada como um dos maiores desafios que as empresas enfrentarão nos próximos anos.
E, considerando que os gestores são responsáveis por 70% da variação nos engajamentos das equipes, segundo a Gallup, tê-los como aliados nesse processo se torna uma prioridade.
Confira, a seguir, algumas boas práticas que as lideranças podem adotar para engajar a Gen Z:
- Garantir que o propósito da empresa seja bem comunicado e refletido nas ações do dia a dia. O exemplo deve começar pela liderança!
- Buscar formas de integrar o impacto social nas estratégias da empresa.
- Ser claro sobre as metas gerais, mudanças organizacionais e o desempenho da equipe.
- Oferecer feedbacks contínuos e construtivos, criando uma comunicação aberta e de mão dupla.
- Assegurar que todas as vozes sejam ouvidas, as diferentes identidades sejam respeitadas e as oportunidades sejam iguais para todos e todas.
- Incentivar a aprendizagem contínua, não apenas oferecendo programas de treinamento, mas também fomentando um ambiente onde a experimentação e a criatividade sejam estimuladas.
- Demonstrar cuidado com as pessoas colaboradoras e reforçar um compromisso com o bem-estar da equipe – seja incentivando pausas regulares ou evitando a sobrecarga de tarefas.
- Adaptar as políticas da empresa, sempre que possível, para proporcionar flexibilidade, autonomia e promover um ambiente de confiança mútua.
Vale lembrar que o papel das lideranças vai além de orientar. Elas têm a responsabilidade de ajudar seus liderados a prosperarem, independentemente da geração a que pertencem.
Para atingir esse objetivo, é fundamental que os gestores também se comprometam com seu próprio desenvolvimento contínuo, estando sempre dispostos a aprender, se adaptar e adotar novas abordagens.
No fim das contas, o crescimento das lideranças reflete diretamente no crescimento de seus times, criando um ambiente de colaboração e inovação, onde o sucesso tem mais chances de florescer.

Cada nova geração traz consigo uma série de desafios e oportunidades. Mas, com uma liderança bem preparada, é possível aproveitar o melhor de cada talento.
Como vimos até aqui, são esses líderes que devem guiar a Geração Z no caminho do crescimento e do engajamento, cultivando um ambiente que os motive a alcançar o potencial máximo.
A METARH está pronta para apoiar sua empresa nesse processo, seja encontrando os melhores talentos da Geração Z ou preparando as lideranças para o futuro. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar!