Janeiro Branco: 5 ideias para promover a campanha na sua empresa
|

Janeiro Branco: 5 ideias para promover a campanha na sua empresa

O início do ano é marcado por uma campanha cada vez mais relevante: o Janeiro Branco, mês de conscientização sobre saúde mental e emocional.

Em um contexto onde “ansiedade” foi eleita pelos brasileiros e brasileiras como a palavra que melhor definiu o ano de 2024, nunca foi tão necessário refletir e falar abertamente sobre o assunto. 

E, como o trabalho ocupa um espaço significativo na vida de todos, é mais do que válido levar essa discussão para dentro das organizações também.

Pensando nisso, separamos algumas ideias práticas para ajudar sua empresa a abraçar essa causa e promover um ambiente de trabalho mais consciente. Bora conferir?

O que é o Janeiro Branco?

Como explicamos brevemente, o Janeiro Branco é uma campanha que chama a atenção da sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional.

A iniciativa foi idealizada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, que mobilizou colegas de profissão em Uberlândia (MG) para ir às ruas e conversar diretamente com a população sobre o tema.

Desde então, a campanha se consolidou como um dos maiores movimentos globais em prol do bem-estar emocional e da qualidade de vida.

Vale mencionar que a escolha do mês de janeiro não se deu por acaso: sendo um período tradicionalmente ligado a novos começos e reflexões, ele também é perfeito para inspirar as pessoas a colocarem o autocuidado como prioridade.

Principais objetivos da campanha

Nos últimos 10 anos, o Janeiro Branco tem trabalhado ativamente para construir uma cultura que valorize a saúde mental e o bem-estar emocional. 

Para isso, ela se desdobra em três objetivos principais:

1. Ampliar a conscientização

Um dos focos do Janeiro Branco é aumentar a visibilidade da saúde mental como um dos pilares essenciais do bem-estar humano. 

A campanha promove ações que levam informações sobre transtornos psicológicos, como a ansiedade e a depressão, e a importância do tratamento.

O objetivo é reduzir estigmas, mostrando como a saúde mental impacta em todas as outras áreas da vida e que cuidar da mente é tão fundamental quanto cuidar do corpo.

2. Fomentar a educação emocional

A campanha também atua como um espaço para ensinar habilidades emocionais que ajudam as pessoas a lidar melhor com os desafios do dia a dia. 

Isso inclui aprender a reconhecer e expressar emoções, desenvolver resiliência, melhorar a comunicação interpessoal e criar estratégias para enfrentar situações estressantes. 

3. Estimular a prevenção e o autocuidado

Por último, o Janeiro Branco também incentiva práticas que ajudam a evitar o surgimento ou agravamento de problemas emocionais, como:

  • Buscar momentos de descanso;
  • Cultivar relações de apoio;
  • Adotar hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, se alimentar bem e ter uma boa rotina de sono.
  • E, principalmente, procurar ajuda profissional quando necessário. 

O autocuidado é apresentado como um ato de amor-próprio e um investimento indispensável para o equilíbrio mental.

Saúde Mental

Por que promover o Janeiro Branco nas empresas?

Em 2023, uma pesquisa realizada pelo Workforce Institute constatou que as lideranças têm um impacto maior na saúde mental das pessoas colaboradoras do que terapeutas ou até mesmo seus próprios cônjuges.

Esse dado ajuda a demonstrar o papel que o trabalho ocupa na vida das pessoas, podendo tanto ser uma fonte de satisfação quanto um fator que afeta negativamente o bem-estar.

Mas ele não está sozinho. Basta olhar para outros levantamentos recentes para entender por que as empresas precisam continuar falando sobre saúde mental e agindo em prol dela.

De 2014 pra cá, por exemplo, o afastamento por síndrome de Burnout, condição que geralmente é acompanhada por sintomas da ansiedade e da depressão, aumentou em 1.000%.

Em paralelo, dados do Ministério da Previdência Social mostraram que houve um aumento de 38% nos afastamentos por transtornos mentais no trabalho entre 2022 e 2023.

5 ideias para apoiar o Janeiro Branco

Para que o objetivo central do Janeiro Branco – construir uma cultura de saúde mental – seja alcançado, as empresas também precisam se engajar nessa causa.

Dito isso, aqui estão algumas sugestões de ações que podem ser realizadas para promover a campanha entre as pessoas colaboradoras:

  1. Palestras e treinamentos

Uma das maneiras mais comuns de participar do Janeiro Branco é organizar palestras e treinamentos sobre saúde mental no ambiente de trabalho, conduzidas por profissionais da área.

Esses eventos podem abordar temas como reconhecimento de sinais de estresse, ansiedade, depressão e Burnout, além de técnicas para gerenciar emoções e promover uma melhor qualidade de vida no dia a dia.

  1. Acompanhamento psicológico

A busca por ajuda psicológica ainda é um tabu para muitas pessoas, especialmente em ambientes corporativos. 

Ao oferecer esse suporte, seja por meio de um programa de apoio psicológico ou parceria com clínicas especializadas, sua empresa pode ajudar a quebrar essa resistência e mostrar que cuidar da saúde mental é uma prioridade.

  1. Espaços de troca 

Criar espaços de troca, como grupos de apoio ou rodas de conversa, pode ser uma excelente maneira de incentivar o compartilhamento de experiências e sentimentos. 

Além de proporcionar um alívio para quem está passando por dificuldades, esses grupos também ajudam a reduzir o isolamento e fortalecem os laços entre a equipe.

Em paralelo a isso, é importante que as pessoas colaboradoras se sintam confortáveis para conversar com suas lideranças sobre questões emocionais ou desafios no trabalho.

  1. Atividades práticas

Práticas como mindfulness, meditação e yoga são amplamente reconhecidas por promoverem o bem-estar emocional, ajudando a reduzir o estresse e melhorar o foco. 

Que tal, então, realizar uma aula ou até mesmo sessões regulares dessas atividades para o time? 

Elas certamente oferecerão momentos de descontração e relaxamento muito bem-vindos em meio à rotina agitada!

  1. Divulgação nos canais de comunicação

Quanto mais a empresa comunica sobre o tema, mais ela contribui para a desmistificação da saúde mental e a construção de um local de trabalho mais saudável.

Por isso, também vale a pena utilizar os canais de comunicação corporativos, como intranet, e-mails e redes sociais, para divulgar o Janeiro Branco.

Ao fazer isso, sua empresa não apenas aumenta a conscientização da equipe, mas também fortalece a imagem dela no mercado como uma organização comprometida com essas pautas.

Uma pauta que merece atenção o ano inteiro

Para concluir, não podemos deixar de destacar que a atenção para com a saúde mental das pessoas colaboradoras não pode ficar restrita ao mês de janeiro.

Além disso, de pouco adianta investir em palestras e campanhas de comunicação se, no dia a dia, a organização não oferecer um ambiente de trabalho que realmente zele pelo bem-estar físico e emocional do time.

A verdadeira meta deve ser promover políticas que se traduzam em mudanças efetivas e duradouras, incluindo o incentivo ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal e o suporte contínuo.

Para se aprofundar no assunto e conhecer as melhores práticas, baixe agora mesmo o nosso E-book gratuito sobre Saúde Mental e Turnover!

Posts Similares