Reputação Corporativa Indústria Farmacêutica
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Estudos avaliam a Reputação Corporativa da Indústria Farmacêutica

Nos últimos três anos, a pandemia da Covid-19 escancarou a importância das fabricantes de medicamentos no cuidado da saúde global e na busca por soluções para enfrentar desafios sanitários urgentes. Como consequência, a reputação corporativa da indústria farmacêutica passou a ser amplamente avaliada e debatida.

Quando os olhos do mundo se voltaram para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus, as empresas que estavam liderando essa corrida tiveram a chance de resgatar a confiança não apenas de investidores e instituições, mas, principalmente, de pacientes e profissionais de saúde. 

Ao longo deste texto, traremos mais detalhes sobre como a percepção do público foi moldada a partir de então e qual é o contexto atual da indústria farmacêutica agora que a preocupação com a Covid-19 diminuiu mundialmente. Acompanhe!

Entendendo a reputação corporativa

Antes de nos aprofundarmos na reputação corporativa da indústria farmacêutica, vamos abrir um parêntese para explicar melhor esse conceito.

Em linhas gerais, a reputação corporativa se refere à percepção que os indivíduos e as partes interessadas têm de uma empresa ou organização, tendo como base em uma série de fatores:

  • Ações, comportamento e valores;
  • Práticas comerciais e de governança corporativa;
  • Qualidade dos produtos ou serviços;
  • Relacionamentos com clientes e pessoas colaboradoras;
  • Responsabilidade socioambiental;
  • Resposta a crises e comunicação eficaz.

Na prática, uma reputação corporativa sólida é um dos ativos mais valiosos que uma empresa pode ter. Afinal, ela influencia diretamente a forma como clientes, investidores, parceiros comerciais, funcionários e outros públicos-alvo percebem e interagem com a marca.

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Dados sobre a reputação corporativa da indústria farmacêutica

No contexto da indústria farmacêutica, a reputação corporativa desempenha um papel ainda mais crucial devido à natureza sensível e crítica dos produtos desenvolvidos e comercializados por ela.

A confiança do público na qualidade, segurança e ética dos medicamentos é fundamental para o sucesso e a sustentabilidade das empresas que atuam nessa frente. Por isso, esse é um aspecto que vem sendo monitorado bem de perto nos últimos anos.

A consultoria PatientView, por exemplo, publicou recentemente a 12° edição da pesquisa “Reputação corporativa da indústria farmacêutica”. Realizada entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023, junto a 2.207 grupos de pacientes de todo o mundo, o estudo revelou que:

  • O aumento da percepção positiva em relação à indústria farmacêutica, incentivada em 2020 e 2021 pela pandemia, permaneceu inalterada em 2022;
  • Grupos de pacientes em todo o mundo continuaram a considerar a indústria farmacêutica como a mais valorizada entre os stakeholders da saúde no ano passado;
  • A indústria farmacêutica continuou a melhorar seus resultados no desempenho de atividades importantes para os pacientes.

Apesar de destacar os avanços positivos, a pesquisa da PatientiView também reforçou que há muito espaço para melhorar. Afinal, apenas 32% dos entrevistados em 2022 classificaram o setor farmacêutico como “Excelente” ou “Bom” na melhoria do acesso dos pacientes aos medicamentos. 

Além disso, 52% dos grupos de pacientes pesquisados globalmente consideraram a melhoria do setor farmacêutico “regular ou ruim” neste mesmo quesito. 

Reputação corporativa como diferencial competitivo no setor

Como dissemos antes, a percepção positiva do público sobre a indústria farmacêutica é fundamental para o crescimento e sucesso do setor. Afinal de contas, contar com uma boa reputação corporativa traz as seguintes vantagens:

  1. Confiança do consumidor

Uma boa reputação corporativa pode construir confiança nos consumidores em relação aos produtos e serviços oferecidos.

Os clientes da indústria farmacêutica tendem a escolher empresas com uma reputação sólida, pois se sentem mais seguros em relação à qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos que estão consumindo.

  1. Atração e retenção de talentos

Empresas com uma boa reputação corporativa também têm uma vantagem na atração, seleção e retenção de talentos. 

Profissionais qualificados geralmente preferem trabalhar em organizações com uma marca empregadora consolidada, pois sabem que elas valorizam o ambiente de trabalho ético, a responsabilidade social e as oportunidades de crescimento.

  1. Relações com parceiros e stakeholders

Uma reputação corporativa sólida facilita a construção de relacionamentos positivos e duradouros com parceiros comerciais, fornecedores, instituições de pesquisa, agências regulatórias e outros stakeholders importantes. 

Essas parcerias podem levar a colaborações estratégicas, acesso a recursos e expertise, e oportunidades de expansão de negócios.

  1. Resiliência em momentos de crise

Empresas bem vistas no mercado têm mais probabilidade de enfrentar crises e desafios com resiliência. Afinal, um passado ético e responsável ajuda a manter a confiança dos stakeholders nesses momentos. 

Juntos, essas quatro vantagens apontam para o seguinte: investir na construção e manutenção de uma reputação corporativa positiva pode ser um diferencial competitivo valioso no setor farmacêutico.

Os impactos de um bom processo de R&S nessa construção

A construção de uma boa reputação corporativa é um processo contínuo, que requer ações consistentes e alinhadas com os valores e as expectativas da sociedade ao longo do tempo. 

Por isso, apesar do recente aumento da percepção positiva do público em relação à indústria farmacêutica, é fundamental que esse setor continue a se preocupar com a construção e manutenção de uma imagem sólida no mercado.

Ao longo dessa jornada, é importante ter em mente que a reputação corporativa é influenciada por diversos aspectos, como a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos, a comunicação eficaz com os clientes e a responsabilidade socioambiental. 

Mas o ponto de virada é reconhecer que o sucesso em todas essas frentes depende, diretamente, do envolvimento de profissionais qualificados, éticos e comprometidos, que se alinhem aos valores e à missão da organização.

Neste sentido, o investimento em um processo de Recrutamento e Seleção (R&S) eficaz, que conecte as empresas do setor aos melhores talentos, é uma das estratégias mais importantes quando se busca fortalecer a reputação corporativa.

Ao contar com colaboradores e colaboradoras habilidosas, que possuam as competências necessárias para executar suas funções com excelência, a indústria farmacêutica aumenta suas chances de:

  • Entregar produtos ou serviços de alta qualidade;
  • Construir relacionamentos mais sólidos junto aos clientes;
  • Criar uma atmosfera de trabalho positiva, onde a inovação, a integridade e o profissionalismo são valorizados;
  • Melhorar a capacidade de enfrentar desafios, buscar soluções criativas e se adaptar às mudanças do mercado.

Contratar talentos de alta performance é investir em uma reputação corporativa sólida a longo prazo. E, considerando que há muitas etapas envolvidas neste processo, faz toda a diferença contar com o apoio de uma consultoria de RH focada em R&S.

Reputação Corporativa Indústria Farmacêutica

Essas empresas são experts em desenvolver estratégias de recrutamento eficazes, que incluem desde a criação de descrições de vagas atrativas e a divulgação delas nos canais certos, até a triagem rigorosa das pessoas candidatas. 

A METARH, por exemplo, é referência quando o assunto é recrutar talentos qualificados para a indústria farmacêutica, com parcerias que somam mais de duas décadas de sucesso nesta frente. 

Estamos há mais de 40 anos no mercado, oferecendo uma gama de serviços personalizados para ajudar as empresas do setor a encontrarem as melhores pessoas e construírem uma reputação corporativa positiva.

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