Setembro Verde: como as consultorias de RH podem impulsionar a inclusão de PcD no mercado de trabalho

Setembro Verde: Consultorias de RH podem impulsionar a inclusão PcD

O Setembro Verde, mês de luta pela inclusão de PcD (Pessoas com Deficiência), representa um marco importante na conscientização sobre a necessidade de uma sociedade mais acolhedora e igualitária.

A data, que faz alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, é um lembrete do que a Lei 13.146 já assegura desde 2015: o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais deste grupo, visando à sua plena inclusão social e cidadania.

Para apoiar essa causa, estamos aqui para mostrar como as consultorias de RH podem fazer a diferença, garantindo que todos e todas tenham as mesmas oportunidades de brilhar no mercado de trabalho!

Qual é a definição de PcD?

Para promover a inclusão de PcD, é importante conhecer quem são as pessoas representadas por essa sigla. 

De acordo com o Art. 2° da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, considera-se PcD  aquela que:

“Tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.

Em termos práticos, isso abrange tanto indivíduos com alterações físicas (parciais ou totais) e com funcionamento intelectual abaixo da média, quanto aqueles com deficiência auditiva, visual ou múltipla.

Inclusão de PcD no mercado de trabalho

Atualmente, a inclusão de PcD no mercado de trabalho é um direito assegurado. 

Em primeiro lugar, a Lei de n° 8.213 prevê que as organizações com mais de 100 pessoas colaboradoras devem reservar pelo menos 2% de seus cargos para esse público.

Mas, em paralelo a ela, a já citada Lei 13.146 também aborda uma série de outros aspectos cruciais para garantir oportunidades profissionais justas. 

No capítulo 5, que é exclusivamente dedicado ao direito ao trabalho, está previsto que:

  • Empresas e órgãos públicos são obrigados a garantir que seus locais de trabalho sejam acessíveis e inclusivos para PcD;
  • PcD devem ter condições justas e favoráveis de trabalho, incluindo remuneração igual para trabalho de igual valor;
  • É proibida qualquer forma de discriminação contra PcD, incluindo durante recrutamento e seleção;
  • PcD devem ter acesso aos mesmos cursos, treinamentos, oportunidades de carreira, promoções, bonificações e incentivos que os demais profissionais.

O papel das consultorias de RH nessa luta

Apesar das garantias que apresentamos acima, estima-se que a taxa de participação das PcD no mercado de trabalho ainda é de apenas 29,2%. Ou seja, ainda há muito a ser feito para garantir a plena inclusão.

O RH é um dos principais responsáveis por conduzir essa transformação. 

Mas, devido à ampla gama de responsabilidades do setor, os profissionais da área nem sempre conseguem dedicar a atenção necessária para implementar mudanças eficazes nesta frente.

É exatamente em casos como esse que contar com o apoio de uma consultoria de RH pode ser uma excelente estratégia. Aqui estão as três principais maneiras de como essas agências podem impulsionar a inclusão de PcD:

  1. Desenvolvimento de políticas inclusivas

Um dos papéis que as consultorias de RH podem desempenhar é a criação e implementação de políticas inclusivas dentro das empresas. Esse trabalho envolve, por exemplo:

  • Analisar as políticas atuais para identificar áreas que precisam de melhorias;
  • Desenvolver novas diretrizes que garantam a acessibilidade e inclusão no ambiente de trabalho;
  • Ajustar as políticas da empresa para assegurar que estejam alinhadas com as leis e regulamentos de inclusão.
  1. Condução do recrutamento e seleção

Outra grande vantagem de contar com o know-how de uma consultoria especializada em R&S é que ela pode tornar os processos seletivos da sua empresa mais inclusivos, facilitando a contratação de PcD.

Afinal, essas agências detêm o conhecimento e as ferramentas necessárias para:

  • Revisar os processos de recrutamento atuais para eliminar barreiras que possam excluir pessoas candidatas com deficiência;
  • Criar descrições de cargos que abordam claramente as habilidades necessárias, evitando termos ou requisitos que possam desencorajar PcD;
  • Garantir a acessibilidade em todas as etapas do processo, disponibilizando os recursos certos para que as PcD possam concorrer às vagas de maneira justa;
  • Estruturar e conduzir processos seletivos afirmativos, que promovam ativamente a inclusão de PcD.
  1. Treinamento e sensibilização da equipe

Promover a inclusão de PcD não se trata apenas de contratar mais pessoas com deficiência. É preciso, também, fomentar um ambiente de trabalho onde elas se sintam verdadeiramente acolhidas e pertencentes.

Aqui, mais uma vez, as consultorias de RH podem apoiar as organizações:

  • Implementando programas de formação que abordem questões de diversidade e inclusão, para que todas as pessoas colaboradoras entendam as necessidades específicas das PcD e ajudem a cultivar um ambiente respeitoso;
  • Proporcionando suporte e recursos contínuos para assegurar que os princípios de inclusão sejam aplicados no cotidiano da empresa, e não apenas durante treinamentos iniciais.

Como encontrar a consultoria certa para te acompanhar nessa jornada?

Agora que você já sabe como as consultorias de RH podem impulsionar a inclusão de PcD no mercado de trabalho, que tal descobrir o que avaliar na hora de buscar um parceiro especializado?

A seguir, vamos listar algumas etapas que não podem faltar:

  1. Avalie a experiência e a especialização: aliar-se a uma consultoria especializada em projetos de Diversidade e Inclusão pode trazer resultados mais significativos;
  2. Verifique referências e avaliações: ouvir a opinião de clientes anteriores pode te ajudar a entender mais sobre a qualidade do serviço oferecido;
  3. Analise o portfólio de serviços: entenda quais são as suas reais necessidades e avalie a capacidade da agência em atendê-las;
  4. Pergunte sobre a capacidade de suporte: priorize consultorias que ofereçam suporte contínuo, garantindo a implementação bem-sucedida e a adaptação das estratégias conforme necessário.
  5. Considere o alinhamento de valores: escolher um parceiro cuja missão e valores estejam alinhados com os da sua empresa pode facilitar a colaboração.

A METARH é referência em construir processos seletivos justos e promover a diversidade e inclusão de forma genuína, gerando valor para as organizações.

Nossa busca interna por se tornar uma empresa mais inclusiva, nos possibilitou a criação da solução DE&I onde, além dos aspectos sociais, podemos oferecer aos nossos clientes a inovação e criatividade que são inerentes às equipes diversas.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa a promover a inclusão PcD? Então, fale com a nossa equipe de especialistas agora mesmo!

Posts Similares